Na educação infantil, o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver todas as descobertas desta fase.
Toda criança deve ser estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se. Através de jogos, brincadeiras e atividades diversificadas, e ser colocada em contato com os conceitos básicos presentes no seu dia-a-dia.
Infantil 1,2 e 3.
A proposta educacional para a Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo e modificando seu meio ambiente.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança num horizonte amplo de práticas e repertórios diversificados de informação, o currículo está estruturado nos seguintes campos de experiência:
– O EU, O OUTRO E O NÓS
– CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
– TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS
– ESCUTA, FALA, PENSAMENTOS E IMAGINAÇÃO
– ESPAÇO, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
– EDUCAÇÃO FÍSICA